Escritores ou Amadores?

Escritores ou Amadores?

Qualidade dos escritores X Qualidade dos leitores X Consciência crítica X Qualidade da mensagem transmitida X Plataformas de apoio aos novos escritores etc…

Por: Mira Clock

Sinto falta de alguma subjectividade e beleza estética. A minha geração de escritores é uma geração que quer encontrar a sua voz, que sente que tem algo a dizer e quer gritar bem alto a sua opinião; é um tempo diferente!, é um tempo de liberdade!, ainda que algumas vezes ilusória.

Hoje, as pessoas escrevem mais sobre si mesmas do que sobre o universo e a humanidade, mas esse não é o problema. A poesia antiga era em grande medida lírica, por exemplo. O que pode ser um aspecto interessante a analisar, é a ausência de elementos estéticos e técnica literária. Exclusivamente pelo que tenho observado, salvo interpretação contrária, os textos produzidos pela nova vaga de escritores angolanos, são, na sua maioria, pouco literários, no que se refere aos elementos artísticos, não obstante serem coerentes e até interessantes. O que me leva a questionar; qual o factor x dessa questão?.

Será que a comunidade de escritores não lê? Será que não há uma transmissão eficaz de conhecimento sobre técnica literária, metodologia de escrita criativa, etc.?, será que não há interesse dos jovens em aprender?, ou será que já não é importante?

Será que a qualidade de leitores é igualmente questionável?

Será que faz falta uma actuação mais vigorosa da crítica literária?

 As hipóteses não terminam, podemos levantar todas as que nos lembrarmos, porém o que é importante, é o contributo que se quer deixar, a mensagem que se quer transmitir, o motivo de termos escolhido a escrita como arte ou meio para atingir um fim concreto. Os jovens escrevem porque precisam dizer alguma coisa?, porque têm essa aptidão? ou porque partilhar o que se escreve tornou-se mais simples e garante algum status?


LEIA O LIVRO DE MIRA CLOCK

Editora Acácias


LEIA TAMBÉM

Literatura infantil |Um mundo de imaginação, sonhos e fantasias

https://www.eacacias.com/novos-tempos-em-benguela/

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Eu aceito a Política de Privacidade * for Click to select the duration you give consent until.

Abrir o chat
Olá,
Como Podemos Ajuda-lo!